Clique na foto...
Ingredientes
- 1/2 kg de mandioquinha
- 3 ovos
- 1 xícara de (chá) de óleo
- 1 1/2 xícara de (chá) de leite morno
- 3 tabletes de fermento fresco
- 1 colher de (sopa) de margarina
- 1 xícara de (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1kg de farinha de trigo
- gema para pincelar
Cozinhe a mandioquinha no vapor ou na panela com pouca água.
Coloque no liquidificador a mandioquinha, os ovos e o óleo. Bata bem. Dissolva o fermento no leite morno. Despeje no liquidificador. Adicione a margarina, o açúcar e o sal. Bata até formar uma massa homogênea.
Em um recipiente grande coloque metade da farinha e o creme de mandioquinha. Misture bem. Como a mandioquinha solta água a massa fica mole e pegajosa. Para sovar a massa use a batedeira com a pá espiralada. Coloque aos poucos o restante da farinha e bata até encorporar na massa. A massa ainda ficará pegajosa mas, não acrescente mais farinha. Cubra a massa com filme plástico até dobrar de volume. Deixe farinha o suficiente para modelar os pãezinhos.
Modelagem dos pães
Depois que a massa dobrou de volume dê algumas batidas com as costas da colher para eliminar as bolhas. Assadeiras untadas com margarina. Com as mãos enfarinhadas e com a ajuda de uma colher modele pequenas bolinhas e coloque na assadeira deixando pequeno espaço entre elas (elas vão crescer e grudar uma na outra, mas não tem problema depois de assadas é só separar). Deixe dobrar de volume novamente e pincele com gema (com um pouco de água). Leve ao forno pré-aquecido até dourar.
Dicas: Aconselho usar a batedeira com a pá espiralada. A massa fica bem leve e os pãezinhos bem fofos... Rende bem! Congele depois de assados separadamente e depois distribua em saquinhos mantendo no freezer. Descongele em temperatura ambiente ou na geladeira.
Agora é só arrumar a mesa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário